Como Empinar Uma Pipa

Balão, Pipa e Cia
Se o vento for bom e a pipa simples e bem construída, é possível empiná-la sozinho, orientando-a convenientemente e soltando a linha, mas o mais comum mesmo é servir-se de um ajudante.

O ajudante deverá manter a pipa levantada numa inclinação de 60°, de frente para o vento e à frente do empinador, a uma distância de 20 ou 30 metros.

O empinador ficará com a linha bem estendida na sua mão e quando o ajudante perceber que há vento (uma rajada momentânea no rosto por exemplo), fará um sinal ao empinador, que recolherá a linha com as mãos, num movimento alternado e constante, simulando assim um vento relativo maior.

A pipa deverá subir e, quando o empinador sentir que o vento a mantém, fazendo força para levá-la longe, aproveitará para soltar o máximo de linha possível, sem permitir que perca muita altura. Se isso acontecer, voltará a recolher a linha e assim por diante, até achar as capas de vento superior, que costumam ser mais fortes e constantes.

Daí para frente, bastará dar pequenas puxadas se a tendência da pipa é cair, recolhendo a linha que estiver solta no chão, enrolando-a na carretilha, manete ou lata.

Desse momento em diante, o empinador poderá controlar o vôo com mais calma, verificando a performance da pipa, se esta faz cabriolas ou movimentos bruscos ou irregulares. Eventualmente, poderá descer a pipa, fazendo alguns ajustes ou correção nos estirantes ou no rabo.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال